.HAPPY FAMILLY

Quinta-feira, 19 de Julho de 2007

VIDA II

" Eu vou contar aquilo que me lembro, correndo o risco de a minha memória já estar afectada pelos anos e pela vida. Eu sei que só tenho 29 anos, mas com a idade as memórias vão-se modificando e por vezes até se perdem.

Aqui vai do que me lembro...

A minha tetravó Teotónia, mulher do comerciante Manuel Joaquim, morreu passados 15 meses de dar à luz. Não por nenhuma complicação inerente ao parto mas sim porque adormeceu com um alfinete de dama na boca e ao inclinar a cabeça para traz engoliu-o, o que naquela altura, 1889, era fatal.

Ficou então o Manuel Joaquim viuvo e com três filhas Natália, Rita e Teresa que tinha somente 15 meses. Entretanto a filha mais velha Rita, adoeceu com tuberculose e Teresa que já era uma mulherzinha é que se ocupava da irmã, pois Natália tinha casado e já tinha 4 filhos. Segundo dizem Rita adoeceu devido a um desgosto de amor não correspondido. Ela apaixonou-se por um viajante que fornecia a venda de seu pai, mas o pobre homem só a estimava como a filha do seu grande amigo. Pouco antes de falecer Rita ofereceu os anéis que tinha nos dedos a sua irmã Teresa que como forma de agradecimento os colocou nas suas mão, mas o pai com medo de perder a outra filha também proibiu-a de colocar os anéis, mas Teresa fincou pé, coisa que não era usual na época e não tirou os anéis, e mesmo depois da irmã falecer ela continuava com uma saúde de ferro. Foi então que Manuel Joaquim conheceu uma senhorita de Coimbra D. Ana de Paula e lá casaram. "


publicado por renascida às 19:00
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 7 seguidores


Recados e Imagens - Blogs - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com

.Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Não deixem de visitar e c...

. ...

. Redescobrir-me

. ...

. VIOLADA TELEFONICAMENTE

. VIDA

. ...

. NORMAL DAY

. ...

. A minha geração

.pesquisar

 

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

SAPO Blogs